Com a 5º maior extensão territorial do planeta e regiões para todos os gostos, o turismo nacional registrou um aumento de 200% no último ano em algumas cidades. Preparamos uma lista com as cidades mais visitadas em 2016 e o que de melhor você encontra em cada uma delas. É hora de programar a próxima viagem.

Confira a lista:

1 - Rio de Janeiro

Internacionalmente conhecido, o Rio de Janeiro foi considerada pelo U City Guides como a 5º cidade mais bonita do mundo, pelas suas praias e morros, além de ser um grande polo turístico cultural. A começar pelo Cristo Redentor, eleito como a sétima maravilha do mundo moderno, estão o calçadão de Copacabana, a Praia de Ipanema e o Pão de Açúcar.

Também estão na lista: a Praia do Secreto, a Ilha do Japonês, as Ilhas da Tijuca e Búzios.

2 - São Paulo

Foto: By Toni Dimova (Own work) [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

O Principal centro financeiro e mercantil da América do Sul também é  conhecido como a cidade que nunca pára. Você encontra atrações de todos os tipos, 24h por dia em São Paulo. A lista é extensa: Museus, Bares, Baladas, Teatros, Cinemas e Mercados são alguns dos principais atrativos.

Há também restaurantes de todos os lugares do mundo, para você se deliciar e curtir a culinária. Um ponto de parada obrigatório, é o Parque do Ibirapuera, com seus 1.584.000 m², foi eleito melhor parque da América do Sul pelo TripAdvisor.

3 - Florianópolis

Foto: Bruno Souza

Conhecida como Ilha da Magia, a capital catarinense começa no continente e termina em ilha e fornece um mix de atrações. Dentre elas, 42 praias oficiais, dunas, morros, lagos, montanhas e mangues.

Pontos de parada obrigatórios – Ponte Hercílio Luz tombada pelo patrimônio histórico cultural, Lagoa da Conceição com seus restaurantes, bares e boates. A galera do surfe curte a Praia Mole, Campeche e Joaquina.

4 - Salvador

A primeira cidade do Brasil, é encantadora por suas belezas naturais e riqueza cultural. A história do Brasil é contada nas ruas com as casas antigas, ladeiras históricas, arquitetura colonial e o colorido do Pelourinho. A culinária possui forte raíz africana com temperos fortes, especialmente com o azeite de dendê e pimentas.

5 - Natal

Foto: Instagram @elysiumdrone

A segunda capital brasileira tem praias para todos os gostos. Para quem quer curtir a área urbana encontram opções como o passeio de buggy, quadriciclo, voo de paraglider ou também curtir as piscinas naturais. Nas praias você ainda pode praticar tirolesas, esquibunda e sandboard e surfar na areia.

Você com certeza já viu uma foto do Morro do Careca, localizado na praia de Ponta Negra.

Na região litorânea, você encontra praias maravilhosas como, Praia da Pipa, São Miguel do Gostoso, Praia de Genipabu e a Praia dos Artistas.

6 - Fortaleza

Com seus 34 km de costa, esbanja beleza com sol sempre brilhando, muitas cores e praias tranquilas.

Durante o dia os passeios mais bonitos ficam aos arredores da cidade, como a Praia de Lagoinha, Morro Branco, Cumbuco e Canoa Quebrada. Ainda possui um parque aquático próximo a área urbana.

A noite na região central a cidade fica agitada com bares, festas e baladas.

7 - Gramado

Para quem quer fugir do clima tropical essa é uma opção muito charmosa. Quem já viu os belos campos de lavanda, o lago da Joaquina Rita Bier cercado por pinheiros e araucárias e as casas estilo enxaimel.

Para quem adora diversão na neve, deve conhecer o Snowland, um parque de neve fechado para esquiar, passear nas motos de neve ou simplesmente experimentar a sensação de estar na neve. A cidade também recebe anualmente o festival de cinema do Brasil.

Destino certo, para quem ama degustar um bom vinho e deliciosos chocolates.

8 - Caldas Novas

Foto: By Andrevruas (Own work) [CC BY 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons

Com mais de 1 milhão de visitantes por ano, a cidade possui a maior estância hidrotermal do mundo. É água quente por todo lado. Você pode mergulhar e relaxar em uma das piscinas e parques aquáticos ou ainda nas praias artificiais.

Para quem sentir saudade de água fria o Parque estadual da Serra de Caldas possui trilhas e belíssimas cachoeiras.

9 - Foz do Iguaçu

Foto: By Herr stahlhoefer (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons

Localizado entre Brasil, Argentina e o Paraguai, Foz do Iguaçu é um dos destinos mais procurados por estrangeiros no Brasil. Atrai visitantes pelo Parque Nacional do Iguaçu (patrimônio mundial natural da humanidade tombado pela UNESCO) e seu conjunto de 275 quedas d’água do rio Iguaçu. Outro destaque é a proximidade da fronteira e seu freeshop, perfumes e bebidas saem a preço mais em conta. Outro passeio é visitar a usina Hidrelétrica de Itaipu.

10 - Porto seguro

Foto: By Fernando S. Aldado (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

Conhecida pelas típicas viagens de formatura, a cidade é tombada pelo patrimônio histórico. Possui grande tesouro histórico do Brasil com seus edifícios coloniais e a igreja mais antiga do país.

Na Cidade Alta estão localizados o aeroporto, rodoviária e o Centro Histórico. Na parte baixa você encontra o comércio local e a Passarela do Descobrimento (ou passarela do Álcool), muito agitada ao cair da tarde.