Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César 
Subprefeitura Pinheiros 
Área: 48.600 m² 
Funcionamento: 6h às 18h

INFRAESTRUTURA

Trilha do Fauno, playgrounds e aparelhos de ginástica. O destaque fica por conta do “Fauno”, escultura de Victor Brecheret e “Aretusa’, de Francisco Leopoldo Silva.

PARTICULARIDADES

No início da década de 1910, no local onde hoje se localiza o MASP, foi construído um belvedere com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, que ficou conhecido como Trianon. Durante as décadas de 1920 e 30, frequentado pela intelectualidade paulistana, o parque e o belvedere transformaram-se em símbolo da riqueza da elite paulistana e formavam um harmonioso conjunto integrado.

O nome atual do parque foi dado em 1931 em homenagem a um dos heróis da Revolução do Forte de Copacabana, na Revolta Tenentista. Entre os paisagistas responsáveis pelo projeto do parque está o francês Paul Villon e o inglês Barry Parker.

Sua vegetação é composta por remanescentes da Mata Atlântica. Destacam-se grandes exemplares de araribá-rosa, canela-poca, cedro, jequitibá, pau-ferro, sapopemba, sapucaia e tamboril, além de abiurana, andá-açu, camboatás, guaraiúva e tapiá-guaçu. No sub-bosque há espécies exóticas introduzidas como palmeira-de-leque-da-china e seafórtia e mudas de espécies nativas plantadas para enriquecimento florístico. Foram registradas 135 espécies, das quais 8 estão ameaçadas como a cabreúva, o chichá e o palmito-jussara.

Com exceção dos aracnídeos e a rãzinha-piadeira, espécie de anfíbio anuro endêmica da Mata Atlântica, pode-se dizer que a fauna do Parque é composta apenas por seres alados, sendo duas espécies de borboletas, sete de morcegos e 28 de aves, representadas por alma-de-gato, pitiguari, quiri-quiri, saíra-amarela e tico-tico. Sanhaçu-de-encontro-amarelo e sabiá-ferreiro constituem as endêmicas do bioma. Durante sua migração, o sabiá-ferreiro faz “escala” no Parque, e pode ser detectado pelo canto de timbre metálico. Destacam-se as borboletas tigrinhas, cujas asas com faixas de laranja e amarelo num fundo preto, lembram um tigre.

ÔNIBUS:
106A-10 – Metrô Santana – Itaim Bibi
175P-10 – Edu Chaves – Ana Rosa
478P-10 – Sacomã – Pompéia
508L-10 – Term.Princ. Isabel – Aclimação (circular)
577T-10 – Jd. Miriam – Vila Gomes
+ informações: www.sptrans.com.br

METRÔ:
Linha 2 Verde – Estação Trianon – Masp

CICLOFAIXA DE LAZER:
Circuito Centro-Paulista – Funciona aos domingos e feriados das 7h às 16h.

Parque Trianon

Rua Peixoto Gomide, 949