Rua Alcindo Bueno de Assis, 500 – Tucuruvi 
Subprefeitura Santana / Tucuruvi 
Área: 23.700 m² 
Funcionamento: 6h às 18h

INFRAESTRUTURA

Pista de Cooper e caminhada, playground. paraciclo, quadras poliesportivas, quadra de areia, estares, gramado para piquenique, churrasqueiras, sanitários. Funciona também o Bosque da Leitura (SMC).

PARTICULARIDADES

Foi implantado no local na antiga praça de mesmo nome após sua área ter sido transferida para o DEPAVE em 1987.

Situado numa região carente de equipamentos de lazer e cultura, o parque proporciona aos moradores da região contato com a natureza; oficinas e um local permanente de exposição de fotos.

Possui vegetação composta por gramados, áreas ajardinadas, bosques heterogêneos, arborização esparsa e conjuntos de palmeiras. Destacam-se andá-açu, chorão, ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-de-el-salvador, ipê-roxo, jatobá, mulungu, pau-formiga, pinange, sabão-de-soldado, sibipiruna e as palmeiras areca-bambu, areca-de-lucuba, jerivá, palmeira-azul, palmeira-de-leque-da-china, palmeira-garrafa, palmeira-princesa, palmeira-ráfia e seafórtia. Foram registradas 63 espécies, das quais a grumixama e o pau-brasil estão ameaçados.

Foram observadoas seis espécies de borboletas e 24 de aves, incluindo basicamente representantes comuns de áreas abertas da cidade. São elas: rolinha, anu-preto, beija-flor-tesoura, pica-pau-do-campo, joão-de-barro, sabiá-do-campo e chopim. Sabiás e tico-ticos compõem a sinfonia melódica da localidade. A cantoria que tem função de atrair parceiras e defesa de território também chama atenção de predadores como gavião-carijó, que, arbitrariamente, “removem” cantores desavisados, a fim de suprir suas necessidades fisiológicas.

ÔNIBUS:
1016-10 – Cemiterio Do Horto – Center Norte
1764-10 – Jd. Corisco – Metro Santana
1773-10 – Cem.Pq.Dos Pinheiros – Mandaqui
+ informações: www.sptrans.com.br

 

Parque Lions Clube Turucuvi

Rua Alcindo Bueno de Assis, 500 - Tucuruvi