Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina se tornou um dos principais pontos turísticos o Brasil por sua beleza exuberante. Destino certo para quem deseja paz e tranquilidade ou ainda para os amantes de aventura e história.

O parque nacional abrange cinco cidades, Andaraí, Ibicoara, Lençóis, Mucugê e Palmeiras totalizando mais de 1.500 km². Nos atrativos cachoeiras, grutas, cânions e vales.

Confira 7 belíssimos lugares para você visitar:

1 - Morro Pai Inácio - Lençóis

Morro Pai Inácio – Danielle Pereira

Este é um dos principais cartões de visita da Chapada Diamantina pela vista no alto de seus 1120 metros de altitude. Para subir no alto do morro, faça uma caminhada de 300 metros a partir do estacionamento.

Dica: Esteja no alto do morro no final da tarde para curtir o pôr do sol.

2 - Gruta Lapa Doce - Lençóis

Gruta Lapa Doce – Rosanetur

A mais famosa das cavernas, possui 20 quilômetros mapeados, destes apenas 850 metros estão abertos a visitação. Logo na entrada um paredão com 72 metros de altura. A visitação é permitida a grupos pequenos e deve ser feita com guia autorizada. O passeio dura 1h30.

3 - Gruta da Pratinha - Lençóis

Gruta da Pratinha – Rosanetur

Para acessar esta gruta você tem duas opções, a primeira é por uma pequena trilha ou a segunda através de uma tirolesa (R$ 10 reais). A tonalidade exuberante é formada pela grande concentração de calcário no fundo do rio, formando esta maravilha de cores. Desfrute das belezas com o passeio de flutuação na parte interna da gruta (R$ 20 reais, incluindo colete, snorkel, nadadeiras e lanterna). Lá você poderá ver as formações rochosas e os peixes.

4 - Cachoeira dos Mosquitos - Lençóis

Cachoeira dos Mosquitos- Rosanetur

O paredão com mais de 60 metros de altura chama a atenção pela união entre a mata nativa e as águas. A cachoeira está distante 36km da cidade. Na volta você ainda pode conferir os três sítios arqueológicos na Serra das Paridas.

5 - Poço Azul - Andaraí

Poço Azul – Bart van Dorp

Só de olhar a foto já dá vontade de flutuar no poço de águas cristalinas. De Fevereiro a Outubro, por volta das 13h até as 14h30 o cenário ganha um atrativo a mais. Neste horário os raios solares revelam as formações rochosas imersas nas águas azuis.

6 - Poço Encantado - Itaetê

Poço Encantado – Danielle Pereira

Aberto para visitação o Poço Encantado está localizado dentro de uma caverna e não é permitido entrar nas águas. Assim como no Poço Azul, no período de Abril a Setembro, das 12h as 14h, os raios solares iluminam as águas de tom azulado.

7 - Cachoeira da Fumaça - Vale do Capão

Cachoeira da Fumaça – Danielle Pereira

A segunda maior cachoeira do Brasil possui mais de 300 metros de altura e suas águas se pulverizam nesta queda, formando uma nuvem ou fumaça, dando nome Fumaça.

Antes de agendar seu passeio, confirme se a cachoeira está funcionando pois em alguns períodos do ano ela pode ficar completamente seca.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone